Skip to main content

O futuro da comunicação em mídias digitais no pós-pandemia

A pandemia de Covid-19 demandou adaptações e muitos aprendizados para as empresas. No universo da comunicação, vimos a ascensão de novos formatos de conteúdo e os canais precisaram se reinventar para conquistar e cativar sua audiência. Assim também os hábitos cotidianos foram transformados em decorrência do isolamento social e o consumo de conteúdo foi resignificado. Mas, como será o futuro no mundo pós-pandemia da comunicação em mídias digitais?

Para prever o futuro, é necessário analisar o presente. E, o presente já é digital. De acordo com relatório da Reuters Institute Digital News, a web é fonte de notícias para 87% dos usuários, refletindo a importância deste canal. Já a nova pesquisa da Kantar Ibope Media, revelou que 73% das pessoas aumentaram o uso de suas redes sociais na pandemia.

Estes dados são complementares ao fato de que, atualmente, tudo passou a ser centralizado nos smartphones (o consumo de notícias, produtos e serviços), que são crescentemente mais completos e poderosos. Além disso, dispositivos inteligentes, como de streaming, caixas de som, dispositivos de segurança, sistemas de iluminação, assistentes virtuais, entre outros, tiveram um aumento de vendas de 4,5% em 2020, de acordo com uma pesquisa da IDC, e também farão parte do nosso cotidiano.

Nesse sentido, é possível prever que a comunicação tende a ser gradualmente mais digital e interativa. Com este cenário tecnologicamente avançado – e não muito distante do nosso presente – é preciso ter uma compreensão adequada dessas mudanças e como se adaptar às inevitáveis transformações.

O impacto da crescente comunicação em mídias digitais

As empresas e instituições também precisarão se adaptar a todas essas mudanças, que impactam profundamente o mercado em várias áreas e setores. Nesse presente e futuro, em que cada usuário é diariamente bombardeado por grandes volumes de informação e de um leque de opções disponíveis na internet, é necessário que cada marca encontre uma forma de estabelecer um diálogo mais direto e duradouro com seu público-alvo.

Por isso, investimentos em comunicação serão imprescindíveis, além de uma presença ainda mais massiva nas mídias sociais e na internet como um todo. Um diálogo 360º, focado em transmitir mensagens relevantes, do interesse do leitor, dirigido à pessoas diferentes, por meio de vários veículos de comunicação. Não mais a comunicação de cima para baixo, com a empresa dando o seu recado sem se preocupar com a utilidade ou conveniência daquele conteúdo. Neste contexto, a construção de uma boa comunicação digital reflete diretamente na construção de uma boa reputação digital, e estas podem ser grandes diferenciais para as marcas que querem se destacar, ser relevantes nesse mundo globalizado, digital e competitivo.

Ainda é cedo para prever todas as mudanças que esse conturbado período trará para a sociedade, tanto em nível social, cultural e até político. No entanto, já é possível vislumbrar uma conclusão que parece inevitável a cada dia que passa: a pandemia de COVID-19, de uma forma ou de outra, já transformou a maneira de nos comunicarmos uns com os outros para sempre.

Patrícia Barbosa é Diretora de Operações da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Categorias

Posts Populares

Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais?
Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais?
Como evitar ser tragado por uma crise?
Como evitar ser tragado por uma crise?
Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?
Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?
A importância da comunicação em empresas de TI
A importância da comunicação em empresas de TI
|
Media Training: porque é crucial para o sucesso
Media Training: porque é crucial para o sucesso
|