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Mídia especializada: uma aliada para alavancar a visibilidade da sua empresa

Ferramenta estratégica para os negócios, a comunicação corporativa é hoje uma grande aliada na disseminação das mensagens das empresas ao mercado. No entanto, é preciso conhecer profundamente as necessidades de comunicação de uma empresa, para definir os melhores meios para alcançar os públicos e os objetivos de negócios. Estar alinhado aos objetivos da empresa é o primeiro passo para estabelecer um plano de comunicação eficiente e assertivo.

A mídia especializada pode ser a chave do sucesso para quem deseja se destacar em seu setor e atingir de maneira direta o seu público-alvo. Além disso, a imprensa segmentada oferece um espaço maior para produtos, o que normalmente não acontece na mídia tradicional, que não publica esse tipo de nota por considerá-la com caráter institucional. Se a expectativa é tornar um produto conhecido pelos fornecedores, por exemplo, a mídia especializada é a melhor opção.

As publicações segmentadas costumam aprofundar os assuntos tratados, com abordagens mais técnicas e completas, em matérias maiores e escritas por jornalistas com grande experiência naquele setor. Isso dá maior credibilidade ao veículo, que se torna um instrumento de consulta e referência para o mercado. Trabalhar pautas nesse tipo de publicação também é uma oportunidade para posicionar uma marca ou um porta-voz de uma empresa, como especialista naquele determinado assunto.

Multinacional torna-se a principal referência na mídia especializada brasileira

A EPR desenvolveu um projeto para alavancar a presença e visibilidade na imprensa especializada de uma das maiores empresas globais e que detém a liderança no setor de tecnologia portátil de teste e medição eletrônica, no qual atua há décadas. Para isso, foi elaborado um plano de trabalho customizado, com o intuito de difundir os produtos e lançamentos de todas as divisões da corporação para o mercado brasileiro. Para atender o direcionamento global da empresa que requer presença exclusiva em mídia especializada, foi realizado um amplo trabalho de aproximação com as publicações direcionadas aos mercados-alvo: automação, instrumentação, energia, oil&gas, mineração, eletroeletrônico, construção e indústria em geral. Este trabalho apoiou-se em quatro pilares básicos:

  • Planejamento e divulgação constante de notícias sobre novos produtos, artigos de opinião e temas técnicos

  • Realização de press briefing reunindo em ocasiões especiais os principais jornalistas do trade para apresentar a companhia como referência no mercado

  • Encontros sistemáticos de porta-vozes com editores para estreitar o relacionamento com a mídia

  • Estratégias especiais para eventos de mercado com a criação de press kits diferenciados, conteúdos customizados, agendamento prévio de entrevistas, acompanhamento presencial e orientação aos porta-vozes

Os resultados foram expressivos: a empresa se mantém em destaque há seis anos. Foram 3.404 matérias publicadas nesse período, uma média de 567 por ano, ou, mais de uma por dia, sempre destacando os aspectos inovadores dos produtos da companhia, evidenciando a expertise de seus especialistas em artigos técnicos ou de opinião.

Entender a mídia especializada como uma fonte de informação de credibilidade possibilita definir a estratégia mais eficiente e aprimorar a divulgação direcionando a cada mensagem para o público correto, aumentando a assertividade e a repercussão dos temas relacionados à organização.

Patrícia Barbosa é Diretora de Operações da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.

 

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