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Esconda-se do Coronavírus e não do seu público: a importância da comunicação em tempos de crise

Estamos vivendo tempos difíceis e isso é fato. São muitas as incertezas e, apesar de ainda temos a ala de resistentes e incrédulos, o medo está estampado na face da maioria das pessoas. O sinal de alerta está aceso não só para nossa saúde, no sentido literal da palavra, como também na saúde de nossa economia. Empresas, de micro a gigantes, estão preocupadas e os autônomos então, nem se fale. Está todo mundo tentando reinventar-se na marra, na raça e o que é pior, contando as moedinhas, já que não sabemos literalmente o dia de amanhã. E um ponto comum, relativamente simples, em tempo de influência digital, é de todos usarem e abusarem do poder da comunicação.

Antes, só para começarmos a pensar. Vamos trazer para a vida pessoal. A imprensa tem mais informado do que atrapalhado – embora o Pânico, diante de tanta informação, às vezes seja inevitável. Tem os desinformadores, claro. Afinal, estamos em tempos de fake News e nem o Coronavírus merece ficar fora dessa, certo? Especialistas, profissionais da saúde, estão debatendo, discutindo, ensinando, compartilhando os seus conhecimentos para ajudar. Temos oportunistas? Sim, temos. Mas, sinto de verdade (ou sou muito Poliana?) que está dando certo. Vemos mobilização, vemos as pessoas se esclarecendo. Isso graças aos canais de comunicação, em seus mais diversos formatos.

Mesmo com alguns aninhos nessa estrada da comunicação, a mim ainda fascina a velocidade com a qual as informações se propagam – tanto para o bem como o mal. E não podemos negar que a ela tornou-se um pilar importante para enfrentarmos e sobrevivermos a tudo isso. Mas, o que isso tem a ver com negócios, com dinheiro do bolso?

Oras, é simples. Se você está quebrando a sua cabeça para diversificar seus serviços e adaptar-se à nova realidade, de que adiantará todo o esforço se ninguém souber o que você está fazendo? E mesmo que as atenções estejam voltadas para a COVID 19 e que sua empresa, produto ou serviço não tenha passado por nenhuma mutação, você só deve se esconder do vírus e nunca, em hipótese, nenhuma do seu público.

Felizmente o isolamento social não é virtual. Portanto, Mantenha-se na mídia, aproveite as oportunidades – porque elas sempre existem mesmo nas crises. Mostre sua opinião e como sua empresa pode ajudar nesse momento ou quando tudo passar. É hora de manter-se em evidência. É hora de quem não está nas redes sociais, entrar; e de quem já está, deve prover conteúdo relevante e de qualidade. O mesmo vale para as iniciativas de comunicação, relações públicas e assessoria de imprensa. Quem tem, intensifique. Quem ainda não pensou nisso, comece, mesmo que timidamente. Isso logo vai passar e quem se mantiver na ativa, certamente terá maiores chances de sobreviver do que quem nunca foi visto.

Enfim, fique em casa, mas não deixe de comunicar-se!

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