Blog
comunicação digital e seus diferentes canais 17 jun

A importância da comunicação em empresas de TI

A comunicação corporativa é hoje uma ferramenta estratégica para os negócios e, para que as mensagens das empresas sejam enviadas ao mercado com eficiência, muitas vezes não basta apenas um bom programa de relações com a mídia. É preciso lançar mão de ferramentas integradas de comunicação, inclusive digitais. Neste artigo, abordaremos em detalhes a importância da comunicação em empresas de Ti e seu papel para diferenciar-se da concorrência. Confira!

Para definir o melhor caminho a trilhar, é importante uma visão completa das necessidades de comunicação, caso a caso, a fim de estabelecer um bom planejamento, escolhendo os melhores meios para alcançar os públicos e os objetivos de negócios.

Imagine uma consultoria brasileira de TI, que atua em um mercado altamente competitivo, no qual os clientes têm inúmeras opções, entre elas companhias de grande visibilidade no mercado, cujas marcas são verdadeiras grifes ou gigantes globais. Como competir e ter sua oferta de valor identificada? Como demonstrar especialização em mercados verticais complexos e regulados? Como passar confiança ao possível cliente do outro lado do balcão, um CIO pressionado por um orçamento apertado e com a obrigação de entregar elevados resultados?

Na prática: ações de comunicação em empresas de TI

Participo atualmente de uma experiência que ilustra bem como enfrentar estes desafios. Estamos realizando em nossa agência de RP um projeto integrado de comunicação com o mercado para uma conceituada consultoria brasileira de TI. Com grande expertise na área de seguros, a empresa tem como meta aumentar os negócios levando sua oferta de valor para outras indústrias, assim como expandir a atuação geograficamente. A saída foi elaborar um plano para divulgar a proposta diferenciada desta consultoria, a fim de preparar um ambiente propício aos novos negócios.

Iniciamos com a concepção de um novo website refletindo o novo posicionamento da companhia, estabelecendo direcionamento aos compradores de serviços (prospects e clientes), parceiros, recursos humanos e imprensa. O website foi criado já considerando uma estratégia de content marketing, para difundir conteúdo relevante e relacionado à oferta voltada para as indústrias de atuação.

A partir daí, estabeleceu-se também um Programa de Relações com a Mídia que, em apenas seis meses, proporcionou forte presença na imprensa, sobretudo de negócios, com matérias publicadas no Valor Econômico, Folha de São Paulo, Revista Istoé Dinheiro, DCI, Monitor Mercantil e O Estado de São Paulo. Além disso, os porta-vozes concederam neste período 11 entrevistas, quase duas por mês, destacando a empresa como referência em publicações que atingem um público composto por decisores em seus mercados. Foi dado destaque para o conteúdo opinativo, com a divulgação de artigos de opinião, um deles com 55 replicações na imprensa.

Além de uma presença planejada nas redes sociais – Facebook e LinkedIn, cujas postagens remetem sempre a conteúdos no site da empresa para incrementar o tráfego, foi criado um Blog para difundir o grande conhecimento do corpo de especialistas em tecnologias aplicadas aos negócios, além de casos de sucesso, visando sempre  a publicação de conteúdo de qualidade e relevância.

Este é um trabalho muito dinâmico e em constante evolução. Embora em curso, a importância da comunicação em empresas de TI  já é reconhecida na organização e o vem proporcionando resultados efetivos e positivos, reportados pelos executivos e equipes comerciais. A empresa já começa a ser reconhecida amplamente e as portas abrem-se com mais celeridade em grandes companhias que vem sendo prospectadas em diferentes mercados como telecom, varejo e manufatura. Enfim, a comunicação pode fazer toda a diferença para o incremento dos negócios, desde que alinhada aos objetivos estratégicos, planejada por consultores experientes e executada por um excelente time de profissionais.

Escrito por Edna De Divitiis