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20 jun Como melhorar a visibilidade no Google
Escrito por Edna De Divitiis

Não importa que tipo de serviço ou produto desejamos comprar. A Internet passou a ser o canal obrigatório de pesquisa para apoiar a nossa decisão de compra. Esta forma on line de descoberta sobre os produtos e serviços, o ato de informar-se e colher opiniões antes de tomar decisões é chamado pelo Google de “Momento Zero de Verdade”, ou apenas ZMOT.

Dentro desta perspectiva, as empresas que atuam no B2B também devem levar em conta este novo comportamento de compra e zelar por sua boa exposição nas diversas fontes disponíveis na web, entre elas os portais de imprensa e as redes sociais. Precisam ampliar a presença em diferentes canais de comunicação com o mercado e procurar o melhor posicionamento possível para suas marcas e produtos nas pesquisas feitas no Google. Para isso, além de ter um website adequado às melhores técnicas de SEO, é preciso publicar conteúdos com informações exclusivas e que façam diferença para o seu público, usando meios como blogs empresariais, Linkedin e outras redes sociais adequadas. E, sobretudo, manter uma presença constante e positiva nos portais de notícias mais conceituados e especializados . Assim, para começar a posicionar-se melhor nas pesquisas feitas em ferramentas de busca é importante uma estratégia eficaz de Relações com a Mídia – um programa de divulgação constante e bem direcionado aos melhores veículos, para difundir conteúdo de qualidade e ganhar a relevância desejada.

Veja o exemplo a seguir. Um conceituada consultoria de tecnologia da informação divulgou na imprensa, no período entre novembro e dezembro de 2016, temas importantes em seu mercado. Novas parcerias tecnológicas, reforçando sua condição de desenvolvedora de aplicativos móveis e serviços inovadores para alguns segmentos e a contratação de um alto executivo, visando a expansão dos seus negócios em São Paulo. Na primeira semana de janeiro de 2017 foram feitas três pesquisas no Google que proporcionaram os seguintes resultados:

1- Pesquisamos o nome da empresa:

 

 

Como mostra a imagem acima, o resultado trouxe nas três primeiras posições as notícias mais recentes, publicadas  em portais especializados em notícias da área de TI, que impactam fortemente no mercado de atuação da consultoria. Todas as notícias publicadas são o resultado direto da sua estratégia de RP,  com a difusão recente de press releases e pautas para a imprensa.

2- Em seguida, pesquisamos “Blue Mix IBM”,  a nova tecnologia que se constitui em uma forte aposta da   consultoria para o desenvolvimento de aplicativos móveis  em seus mercados alvo. Veja abaixo a tela com o resultado da pesquisa:

 

 

Bingo! A matéria melhor posicionada na pesquisa, ou seja, reconhecida pelo Google como a mais relevante, foi a informação divulgada pela consultoria sobre seu novo aplicativo, criado com base na nova tecnologia da IBM. As notícias na sequência, posicionadas em segundo e terceiro lugar, são resultado da estratégia internacional de RP da IBM (detentora da tecnologia Blue Mix).

3 – Por fim, pesquisamos “CRM Salesforce”, a tecnologia fornecida pelo novo parceiro tecnológico da consultoria.

 

 

Novamente uma notícia, divulgada pela consultoria de TI e publicada em um importante portal do mercado de TI, posicionou-a em primeiro lugar, seguida por notícias difundidas pelo PR da Salesforce.

Estes exemplos demonstram como a força de uma estratégia consistente de PR pode ajudar a manter uma presença constante em publicações relevantes para os negócios. Mostra ainda como essa presença na mídia pode ser decisiva para manter-se em boas posições nas pesquisas no Google. Fica aqui uma sugestão para as empresas que atuam no mercado B2B: façam uma pesquisa com as palavras-chave  que seus possíveis clientes consultarão em seus ZMOT. Se a sua empresa não aparecer nas primeiras posições, talvez seja o momento de rever sua estratégia de comunicação.