Blog
EPR Comunicação Corporativa, Agência de Comunicação, Relações Públicas, Relações com a Mídia, Assessoria de Imprensa, Media Training, Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo, Geração de Contéudo, Redação 19 jul

Empresas do B2B podem atingir grande visibilidade usando as redes sociais

Escrito por Samanta Coelho

Para as marcas é cada vez mais importante valer-se do contato direto que as redes proporcionam com seus fãs, admiradores, clientes, parceiros, enfim, os seus diversos públicos. E não são somente as empresas que fabricam ou comercializam produtos que chegam diretamente ao consumidor final que podem usufruir desse benefício.

Seja qual for o segmento de atuação, porte ou perfil do cliente, saiba que sempre vai existir alguém querendo saber a respeito do que sua empresa faz e como pode ajudá-lo.

A EPR desenvolveu um projeto para alavancar a presença e visibilidade nas redes sociais de uma das maiores indústrias brasileiras e que detém a liderança no setor de transformação, no qual atua há décadas.  Para isso, foi elaborado um plano de trabalho, visando difundir o posicionamento da empresa no Facebook e no LinkedIn, a gestão das páginas, definição da  linha editorial, bem como a elaboração de pautas e conteúdos relevantes,  postagens e interações.

Com esses perfis corporativos, a companhia passou a atingir milhares de pessoas (no Facebook são mais de cinco mil fãs e no Linkedin quase nove mil seguidores), disseminando informações sobre os benefícios dos produtos, divulgando ações sociais, evidenciando seus valores corporativos, sempre em sintonia com sua estratégia e políticas de comunicação.

A presença no Facebook vem tornando-se cada vez mais valiosa como canal institucional e de relacionamento, promovendo a aproximação com o público em geral e uma interação importante com os defensores da marca.  Hoje é uma ferramenta para consolidação da imagem, preservação da boa reputação e admirabilidade da marca. Desde 2014, quando a EPR assumiu a gestão e repaginou a fanpage desta empresa, houve um crescimento significativo no número de fãs, que saltou de 779 para mais quase cinco mil seguidores, em julho de 2017.  O engajamento também vem aumentando e, no primeiro semestre deste ano as postagens receberam cerca de 2 mil curtidas e quase 500 compartilhamentos, alcançando 4 mil usuários.

No LinkedIn, canal no qual o trabalho iniciou-se em outubro de 2015, quando a página tinha pouco mais de 3,7 mil seguidores, o objetivo é manter a mensagem corporativa em alta e uma conexão direta com um universo de profissionais de diferentes formações e níveis. As mensagens difundidas destacam sempre os investimentos constantes da companhia, sua oferta inovadora, crescimento dos negócios, entre outras.  Em dois anos de trabalho o número de seguidores triplicou atingindo aproximadamente 9 mil profissionais, em um crescimento que se mantém consistente mês a mês. Esta página está sendo conduzida para tornar-se uma ferramenta crucial de relacionamento com profissionais de nível diretivo e gerencial, ainda que atraia também muitos fãs e defensores da marca.

É fato que, as empresas do B2B hoje já estão bem presentes e de forma muito ativa, nas redes sociais. O importante é encontrar a maneira certa, planejar a presença em alinhamento com as estratégias de comunicação e estabelecer uma linha editorial aderente. Também é crucial fazer uma boa gestão desta página, para corrigir rotas e ver exatamente o que atrai a atenção do seu público. Sempre há um caminho a ser seguido e há muitos resultados que podem ser atingidos.